quinta-feira, 5 de julho de 2007


Olá!Eu sou a Luciane, diretora de marketing do IBModa e vou escrever aqui no blog toda quinta-feira. Vou começar relacionando o tema do Cardápio da Moda deste ano, FELICIDADE, com o desenvolvimento de mercado da moda e suas consequências.

Várias mudanças ocorreram no mundo fashion nos últimos tempos. Os eventos brasileiros nesse setor cresceram tanto em número quanto em qualidade, empresas globais se instalaram no país, as lojas de departamento cresceram e ganharam importância, a própria marca ganhou um valor que antes não tinha. O mercado se dividiu em grifes, designers, lojas de departamento e lojas "modinha"... democratização é a palavra da ordem, tem marcas e mercados para todos, e a diferença cada vez menor entre essas divisões, desafiam cada vez mais os empreendedores do setor. Além disso, atualmente tudo tem uma velocidade muito maior: se o rádio demorou 38 anos para atingir o número de 50 milhões de usuários, a calça corsário demorou 3 meses. E claro que não posso deixar de ressaltar a mudança que houve no comportamento consumidor. No ano de 2007, ele é muito sofisticado: extremamente bem informado, sabe o que quer, e leva em conta a estética, a arte e o design. É também indispensável lembrar que hoje o consumidor é orientado muito mais pelo estilo de vida do que pelo status, ou seja, nas suas decisões, valoriza muito mais o intangível do que o próprio produto, nesse relacionamento o mais importante para ele são as possibilidades do intangível, das emoções, da atitude social, do acesso a marca... .

Um exemplo muito bom é o Banco Real, de forma inovadora escolheu um tema bem diferente para seu posicionamento de mercado. No ano passado fez uma parceria com o São paulo Fashion Week, reforçando e alavancando sua preocupação com a construção de um mundo melhor, e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de moda no Brasil, defendendo tanto as grandes companhias quanto os artesãos locais. Na campanha publicitária (que você pode ver um video como exemplo aqui no nosso blog) isso pode ser claramente percebido.

Pense nas marcas que vem consumindo. Elas realmente têm lhe deixado feliz? Você sabe outros exemplos de marcas que se baseiam na FELICIDADE? Deixe seu comentário! E até semana que vem!

2 comentários:

Romênia disse...

Olá, sou estudante de moda e estou incrita no concurso cardapio da moda!
Acabei de ler o blog e estou adorando, pois ajuda a esclarecer o tema proposto.

Grande abraço a todos!

Mariane Cara disse...

Postei sobre o concurso no meu blog.

http://matelasse.blogspot.com/2007/07/cardpio-da-moda.html

Desejo muito sucesso. A iniciativa é bárbara!

Sejam bem-vindos!