terça-feira, 26 de junho de 2007

O que está rolando na mídia...




Renata Tucci Lisboa trabalha no departamento de comunicação do IBModa








Um dos assuntos com mais enfoque na mídia essa semana é a questão GLS, atualmente chamada de GLTB (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros). Isso porque essa é a Semana da Diversidade Sexual.

Milhares se pessoas se mobilizam no mundo, num ambiente de festa, e saem às ruas em manifestações e paradas que têm o objetivo de promover a visibilidade desta comunidade, afirmar sua cultura e reivindicar igualdade de direitos e de respeito. Só no Brasil, aconteceram mais de 100 paradas no ano de 2006. Minas Gerais é o estado com maior número, mas a famosa Parada Gay que acontece aqui em São Paulo na Avenida Paulista é considerada o maior evento do gênero do mundo, já tendo inclusive saído no "Guiness", o livro dos récordes. A última edição, que aconteceu no dia 10 de junho, reuniu mais de 3,5 milhões de pessoas, e tinha o tema "Por um mundo sem racismo, machismo e homofobia". Manifestações são feitas nos quatro cantos do mundo. Recentemente, houve em Berlim um desfile com milhares de participantes, com o tema "A diversidade procura trabalho", em Roma a luta foi pelos direitos dos casais homossexuais, com mais de cem mil pessoas, e neste último domingo (dia 24) houve uma Parada Gay em NY. Lá estavam presentes vários líderes religiosos e o prefeito da cidade, Michael Bloomberg.




Também não posso deixar de mostrar o outro lado: muita gente ainda é absolutamente contra essa questão. Na Paraíba, no último dia 22, evangélicos fizeram um manifesto contra a homossexualidade na cidade de Campina Grande. A organização Visão Nacional para a Consciência Cristã já tinha espalhado outdoors com mensagens homofóbicas pela cidade, e o ato aconteceu mesmo com proibição da justiça. E eu me questiono por quê? Porque pessoas que têm idéias religiosas tão radicais têm que interferir nos ideais de um outro grupo que não tem nada a ver com eles? OK. Opinião pessoal: cada ser humano é livre pra ser o que quiser. (Claro que tem aquela coisa de não interferir na liberdade dos outros...)


E que cada um seja livre pra ir atrás do que lhe faz feliz! Pra terminar, umas palavras do poeta Tere Penhabe, em "Somos Assim":


De alegria fomos feitos
e de amor refeitos
sempre para sorrir
nunca para chorar.

Deus não nos quer tristes
senão nos teria feito
seres horríveis, infelizes
mas não somos assim.

Só o sorriso nos dá paz
A lágrima nos conturba
amudece nossa alma
e a alma deve cantar.

Cantar o amor, a amizade
cantar a vida e a liberdade
porque assim devemos ser
livres e felizes sempre.


Até semana que vem... se vc quiser falar comigo: comunicacao@ibmoda.com.br









Nenhum comentário:

Sejam bem-vindos!