quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Falamos com as 3 vencedoras da 3a edição do Cardápio da Moda! E aqui está um pouquinho mais de cada uma delas...


1º Lugar:
Vivian Clarissa Moraes David
O Lugar Onde Moram os Risos
Porto Alegre – RS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
ex- aluna do Senai de Moda e Design

- Como surgiu a idéia para o trabalho?
No início do ano fiz uma pesquisa em grupo para a faculdade, sobre as etapas gráficas do desenho infantil, e fiquei encantada com a poesia e a delicadeza que existe nos desenhos infantis. (a pesquisa pode ser consultada no site http://fases-do-desenho.pbwiki.com/ )
Descobri que o desenho infantil é muito mais do que simplicidade e treino das habilidades motoras; as linhas trêmulas são gestos inocentes, a ausência da perspectiva é uma forma de ler e aprender com o mundo. Comecei a pesquisar as formas dos brinquedos – principalmente os Montessorianos (de encaixar; montar). Fiquei fascinada, então comecei a ouvir músicas infantis (ouvi muitas músicas do Toquinho, dos “Saltimbancos Trapalhões com Chico Buarque”). E o curioso é que os adultos que ouviam estas músicas eram tomados por uma nostalgia imediata, os olhos brilhavam e logo começavam a contar suas histórias de quando eram crianças. Além disso, tenho percebido no espírito do nosso tempo as pessoas ocupadas demais, dedicando pouco ou nenhum tempo às atividades simples e prazerosas da vida. O prazer é a brincadeira, a risada, a gargalhada, e quem disse que isso não é produtivo? O título perfeito veio quando eu pedi ao meu marido (que é professor) que me indicasse alguma bibliografia que vinculasse felicidade à infância, à brincadeira. Então ele me trouxe um livro, e me apresentou Rubem Alves. Em uma de suas frases que mais me encantou ele dizia: “Viramos bruxos e feiticeiros e a nossa fala constrói objetos mágicos, expressões simples de amor, nostalgia por coisas belas e boas, onde moram os risos....” Daí saiu o título: O lugar onde moram os risos – que é a nossa infância, nossa inocência.

- O que te incentivou a participar do concurso?
O Cardápio da Moda é um concurso concorrido, sério, o julgamento dos trabalhos é feito sempre por personalidades importantes no mercado da moda. Esse é um tipo de retorno que não se tem todo o dia. Além de ser um importante reconhecimento, é também como um “termômetro”, que indica se nosso trabalho está tomando os rumos certos.

- Qual foi a melhor parte de participar do concurso?
Para mim a melhor parte foi saber que muitas personalidades importantes da área da moda analisaram todo o meu trabalho, e entenderam a sinceridade e a profundidade da mensagem que ele trazia. Esse tipo de reconhecimento é altamente motivante. E claro, saber que vou ganhar prêmios importantes para meu desenvolvimento como profissional; e comer muita pizza!

- Você tinha participado das edições anteriores?
No ano passado mandei um trabalho também, mas não fiquei nem entre os selecionados, estava chateada por não ter ganho um concurso aqui do sul (Bazaar de Talentos), então o meu trabalho anterior foi meio “desanimado”. Faço questão de divulgar isso para que os outros participantes não desistam. Este ano tentei novamente os mesmos concursos, e fui premiada nos dois; o Bazaar de Talentos e o Cardápio da moda.

- Qual é a sua expectativa com os resultados desse Cardápio da Moda para sua carreira?
Espero da viagem a NY, que além de melhorar meu inglês eu também me aprimore no que diz respeito à visões de mundo, leituras de outras culturas. E principalmente, espero que mesmo de maneira indireta, o concurso me abra portas para oportunidades que me permitam mostrar minha criatividade, desenvolver coleções, que certamente não virão vazias de sentido. A moda é a minha brincadeira – e como toda a brincadeira – levo-a muito a sério e busco através de formas e cores despertar emoções.


2º Lugar
Lilian Raquel Joenk
A Arca de Noé
Florianópolis – SC
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC


- Como surgiu a idéia para o trabalho?
O tema “Felicidade e Bem Estar” me sugeriu um estilo de vida simples, onde se possa buscar a felicidade através de ações que promovam o bem estar de todos e para todos. A idéia que me inspirou surgiu depois de muita reflexão. A primeira lembrança que me veio à mente foram pássaros, animais, o que me remeteu a imagem de São Francisco de Assis. A partir daí, as idéias brotaram descontroladamente, e o projeto tomou o rumo da sustentabilidade, convidando a pensar novos meios de produção e consumo responsáveis, através de um estilo de vida que respeite todas as formas de vida. No entanto, o objetivo foi trabalhar o tema de maneira leve, buscando referências em imagens da infância, de animais amigos, trazendo referências de uma época que nos trás a sensação de aconchego em contraponto à realidade confusa na qual vivemos. As peças são trabalhadas com muitos recortes, visando aproveitar retalhos de malha que virariam lixo, e as estampas são bordadas, dispensando processos químicos.

- Quais foram as maiores dificuldades para a realização do trabalho?
Para mim foi o início, o processo de formação das idéias. Depois de ter os caminhos definidos tudo flui de maneira mais fácil.

- Qual foi a melhor parte de participar do concurso?
Gostei de todo o processo. Elaborei o projeto e as peças com muita vontade e satisfação. Mesmo com a expectativa de saber como o trabalho seria recebido, me diverti muito e gostei do resultado, e no final se tornou uma ótima experiência, não só pela colocação, mas pela satisfação de ver o trabalho pronto. O tema da sustentabilidade vinha me rondando há algum tempo, e fiquei feliz por poder dar rumos a essa idéia e tê-la materializado em um projeto que me agradou muito. O fato de ter ficado entre as finalistas e no final, em segundo lugar me deixou mais satisfeita ainda, pelo reconhecimento e sensação de estar no caminho certo.

- Qual é a sua expectativa com os resultados desse Cardápio da Moda para sua carreira?
Acho que o resultado principal é interior, uma vez que meu desempenho me deu um fôlego a mais e mais vontade de continuar criando e realizando, e assim, espero continuar participando de novos concursos na expectativa de alcançar resultados cada vez melhores. Acredito também que esse resultado ajudará a tornar meu trabalho conhecido, e se tornará uma experiência muito boa, que vai contribuir para a construção de uma carreira que ainda está no seu início, mas com um desejo enorme de alçar vôos cada vez mais altos.

3º Lugar
Ana Maria Rosler Rodrigues
Se o Seu Desejo é um Queijo...
Palhoça – SC
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

- Como surgiu a idéia para o trabalho?
Um dia antes de eu ficar sabendo do concurso, estava lendo uns artigos na internet, dentre eles o que me inspirou para fazer a coleção. Relacionei o tema proposto com minhas aulas de pesquisa e criação de moda sobre macrotendências e fui pesquisar o que faltava.

- Quanto tempo levou para realizá-lo?
Entre as pesquisas, confecção de camisetas e desenhos, um mês e meio.
- Quais foram as maiores dificuldades para a realização do trabalho?
O tema muito abrangente, a parte das camisetas, que deu muito trabalho e a dúvida entre fazer uma coleção conceitual ou comercial, acabei optando pela comercial.

- Qual foi a melhor parte de participar do concurso?
A experiência de estar fazendo um trabalho que seria avaliado a nível internacional, além de estar testando os meus limites e potenciais.

- Qual é a sua expectativa com os resultados desse Cardápio da Moda para sua carreira?
O terceiro lugar é um incentivo muito grande pra uma acadêmica, além de ter o reconhecimento dos jurados e o proprio reconhecimento dentro da Universidade. Ficar entre os três primeiros lugares de um concurso como o Cardápio da Moda, é um ótimo começo para quem quer seguir carreira de estilista. Acho que a partir dessa colocação, algumas portas irão se abrir, e eu vou sugar todo o aprendizado que essa experiência me trouxer.

Nenhum comentário:

Sejam bem-vindos!